Notícias

CURRAL NOVO DO PIAUÍ REALIZA CONFERÊNCIA E DISCUTE INCLUSÃO, EQUIDADE E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO

Data de Publicação: 29/01/2022

Inclusão, equidade e qualidade foram as palavras chaves da 5ª Conferência Municipal de Educação de Curral Novo do Piauí, realizada nesta sexta-feira, 28, na Unidade Escolar José Cícero de Morais.

A Conferência tem como objetivo avaliar os avanços, quais metas já foram cumpridas, e discutir os desafios para as políticas públicas educacionais. E a partir dessa análise, propor melhorias para os Planos Municipal de Educação, alinhando o documento do município de Curral Novo do Piauí aos novos Planos Estadual e Nacional, que determina diretrizes, metas e estratégias para a política educacional no período de 2014 a 2024.

O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação e reuniu representantes do poder público municipal, da sociedade civil organizada, trabalhadores da educação e alunos.

Destaque, também, para a participação da Banda Aron, composta por um grupo de jovens da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, que entoaram o Hino Nacional Brasileiro.

Dentre outros, estiveram presentes o prefeito Junior de Abel, a secretária de Educação, Erasma Alves, os vereadores, Augusto Ângelo, João Mamédio e Josefa Nascimento, os secretários municipais Vanderlucia Lira (de Saúde), Nalva Macêdo (de Assistência Social), e o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Manoel Ângelo.

Na cerimônia de abertura, o prefeito Junior de Abel deu as boas-vindas, agradeceu a todos pela participação na Conferência para discutir os rumos da educação em Curral Novo. O gestor reafirmou seu compromisso com a educação e comentou sobre o novo piso salarial dos profissionais do magistério, previsto para R$ 3.845,63. “Se for aprovado mesmo, nós vamos pagar em nosso município.”, disse o prefeito.  

Após a abertura, foi realizada a palestra magna da Conferência, ministrada pela professora Erineide Lima, que explanou sobre o tema central da Conferência – “Inclusão, equidade e qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira.” – e seus eixos temáticos.

Após a palestra, os participantes foram divididos em grupos de trabalho para discutir os eixos temáticos e apresentar novas propostas para a implementação do Plano Municipal de Educação.

As propostas foram apresentadas na plenária final e aprovadas. Dentre as sugestões, a oferta de recursos mais tecnológicos para professores e alunos, bem como formação continuada em tecnologia voltada aos professores.

Na Conferência também foram escolhidos os delegados, aqueles que representarão Curral Novo do Piauí na etapa estadual da Conferência de Educação. Foram eleitos Manoel Ângelo dos Reis, Anizeth Borges e Vanilda Feitosa.

A secretária de Educação, Erasma Alves, fez uma avaliação positiva da Conferência. “Hoje nós nos reunimos para avaliar como está o cumprimento das metas do nosso Plano Municipal de Educação. Aqui estão pessoas comprometidas, que fazem parte da educação, e tudo o que foi discutido aqui foi com o objetivo de melhorar, afinal, nós estamos nessa profissão por amor, em busca de uma educação de qualidade para o Brasil e para Curral Novo do Piauí.”, disse.

Mais fotos da Conferência

 



PREFEITURA MUNICIPAL DE CURRAL NOVO DO PIAUÍ

CNPJ: 01.612.556/0001-00

  • AV. BOA ESPERANÇA, S/N - Bairro: CENTRO - CEP: 64.595-000 - CURRAL NOVO DO PIAUÍ/PI
  • Telefone: (89) 3456-0050
  • E-mail: prefeito@curralnovo.pi.gov.br