Notícias

PREFEITURA PROMOVE PASSEATA PARA FORTALECER O PROGRAMA “BUSCA ATIVA ESCOLAR” EM CURRAL NOVO DO PIAUÍ

Data de Publicação: 16/03/2023

Na manhã desta quarta-feira, 15 de março, em alusão ao Dia da Escola, comemorado no dia 15 de março, a Prefeitura Municipal de Curral Novo, através das secretarias de Educação, Saúde, Assistência Social, do Conselho Tutelar e do Conselho Municipal de Saúde, promoveram a ação da Busca Ativa Escolar, que tem como principal objetivo identificar crianças e adolescentes fora da escola.

O evento teve início com um café da manhã na sede da Secretaria de Educação, logo em seguida os profissionais da educação saíram em passeata pelas principais ruas da cidade, com carro de som, conscientizando a população com a entrega de panfletos, fixação de cartazes nas escolas, além da fixação de cartazes em pontos estratégicos no município.

A secretária municipal de Educação de Curral Novo do Piauí, Erasma Alves, falou da importância do projeto para as crianças e adolescentes do município, principalmente para aquelas que não frequentam mais o ambiente escolar.

“O Busca Ativa Escolar é uma mobilização social onde podemos garantir o acesso de crianças e adolescentes à escola, e assegurar o recenseamento escolar contínuo. Trabalhamos de forma intensificada para identificar crianças e adolescentes fora da escola. Portanto, para que possamos encontrar quem está fora da escola é necessário um envolvimento da sociedade e toda a comunidade escolar por meio de ações em rede e diálogos”, disse.

De acordo com Erasma Alves, vários motivos acabam afastando as crianças e adolescentes da escola, e cabe a toda a equipe da Secretaria de Educação do município buscar soluções para evasão escolar.

Diversos motivos acabam afastando os jovens da escola, entre elas barreiras socioculturais como preconceito de raça, de gênero; violência, barreiras econômicas como a pobreza, e etc. Por isso, o Busca Ativa vai além das questões apenas escolares, e nós enquanto secretaria de Educação defendemos a ideia de ações como esta”, destacou.

A gestora em educação, Erasma Alves, ainda ressaltou que toda a sociedade deve participar de ações como esta. “Trazer todas as crianças e adolescentes para a escola e mantê-los nesse ambiente é um desafio que requer envolvimento de todos”, concluiu.



 



PREFEITURA MUNICIPAL DE CURRAL NOVO DO PIAUÍ

CNPJ: 01.612.556/0001-00

  • AV. BOA ESPERANÇA, S/N - Bairro: CENTRO - CEP: 64.595-000 - CURRAL NOVO DO PIAUÍ/PI
  • Telefone: (89) 3456-0050
  • E-mail: prefeito@curralnovo.pi.gov.br