Notícias

PREFEITURA REALIZA CONFERÊNCIA E DISCUTE MELHORIAS PARA A SAÚDE DE CURRAL NOVO DO PIAUÍ

Data de Publicação: 28/12/2021

A Prefeitura de Curral Novo do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou, na última sexta-feira, 26 de novembro, a oitava Conferência Municipal de Saúde no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). A Conferência teve como tema central: “Os enfrentamentos do SUS em tempos de pandemia”.

O evento contou com a presença do prefeito Junior de Abel, do controlador interno Erisvaldo Gomes, da primeira dama Cidinha Oliveira, do vice-prefeito Cazé, das secretárias; Vanderlucia Lira (Saúde), Erasma Alves (Educação), Nalva Macedo (Assistência Social), do presidente da Câmara – Suel de Bado, dentro outras autoridades e população em geral.

A Conferência teve como objetivo pautar o debate e a necessidade da garantia de financiamento adequado e suficiente para o SUS, reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do SUS, para garantir a saúde como direito humano, a sua universalidade, integralidade e equidade do SUS, dentre outros.

O prefeito Junior de Abel agradeceu a presença de todos e deu as boas-vindas, além de parabenizar a secretária de saúde pela organização da Conferência. O gestor destacou a importância da Conferência para discutir sobre mais melhorias para a saúde e informou que o município de Curral Novo do Piauí conta com quatro ambulâncias a disposição da população.

A secretária de saúde Vanderlucia Lira afirmou que destacou que o intuito da conferência é de reúne a sociedade para discutir planos de saúde para que seja trabalhado nos próximos quatro anos, conforme estabelecido pela Lei 8142, que os municípios devem realizar conferências para discutir e avaliar sua realidade.

“Na conferência podemos elaborar as novas diretrizes e como a saúde devem caminhar nos próximos 4 anos […] Nós nos preocupamos em lançar o convite para toda comunidade e agradeço muito a todos que estiveram presente. A Secretária de Saúde tenta desempenhar o trabalho em prol a saúde da sua população curralnovensse”, pontua Vanderlucia Lira.

O palestrante Átila Araújo que explanou sobre a temática afirmou que a conferência é o momento oportuno para a população lançar propostas para os próximos quatro anos e, assim, montar o Plano Municipal de Saúde do próximo quadriênio (2022/2025). “A temática aqui é muito significativa porque trata sobre o impacto que gerou sobre cargas no SUS, que abraçou as causas e dá suporte a milhões de brasileiros”, pontua.

Após a palestra, os participantes foram divididos em grupos de trabalho, onde foram debatidos os eixos temáticos e elaboradas as propostas a nível municipal, estadual e nacional. Ao final, as propostas dos grupos foram apresentadas na plenária e aprovadas pelos presentes. Foram escolhidos os representantes que irão representar o município de Curral Novo do Piauí na etapa estadual da Conferência.



 



PREFEITURA MUNICIPAL DE CURRAL NOVO DO PIAUÍ

CNPJ: 01.612.556/0001-00

  • AV. BOA ESPERANÇA, S/N - Bairro: CENTRO - CEP: 64.595-000 - CURRAL NOVO DO PIAUÍ/PI
  • Telefone: (89) 3456-0050
  • E-mail: prefeito@curralnovo.pi.gov.br