SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO | OUVIDORIA
Acessibilidade:

Transparência

JORNADA PEDAGÓGICA DISCUTE SOBRE ‘ENSINAR, CUIDAR E AVALIAR’ NA ABERTURA DO ANO LETIVO EM CURRAL NOVO

Prefeitura - 15 de Fevereiro de 2024 - 23:01:20


...

Com o intuito de desenvolver um ano letivo exitoso, de excelência e com equidade no ensino, a Prefeitura Municipal de Curral Novo do Piauí, por meio da Secretaria de Educação, realiza nestes dias 07 e 08 de fevereiro a Jornada Pedagógica 2024.

O momento formativo está acontecendo no auditório da Prefeitura Municipal, contando com a presença de todos os professores da Rede Municipal de Ensino.

A Jornada Pedagógica contou com o tema “Ensinar, cuidar e avaliar: O papel da Escola na garantia da inclusão na educação de Curral Novo do Piauí”. O Objetivo é refletir sobre o desempenho escolar, e a partir dessa análise, elaborar um plano sólido para o ano letivo, incluindo medidas específicas, objetivos claros e estratégias inovadoras para aprimorar o ensino e a aprendizagem dos alunos.

Nesse primeiro dia, o evento iniciou-se com o credenciamento dos professores, onde os mesmos receberam camisa, além de pasta personalizada. Na sequência, foi servido o café da manhã.

A cerimônia de abertura contou com a participação do prefeito Júnior de Abel, da secretária de Finanças e primeira-dama, Cidinha Oliveira, da secretária de Educação, Erasma Alves, da secretária de Assistência Social, Nalva de Jesus, da controladora Interna, Marinalva Gomes, da liderança jovem, Edgar Júnior, da secretária de Meio Ambiente, Rayla Souza, da secretária de Agricultura, Angelucia Gomes, dentre outros.

Em seguida aconteceram as palestras. A primeira foi conduzida pelo professor Cleverson Moreira, que explanou sobre o tema “Valorizando a diversidade na promoção de um ambiente educacional equitativo”.

“A nossa missão aqui é falar sobre o tema de valorização da diversidade, para favorecer o ambiente educacional com mais equidade, nós vamos também apresentar qual o panorama atual da política pública em educação, mostrando os desafios que o município tem, o que a sociedade demanda como nova necessidade, considerando que nós estamos no início de mais um plano decenal, o Plano Nacional de Educação, que prepara as metas 2024 até 2034 para a Educação.”, disse.  

A segunda palestra foi conduzida por Giumara Oliveira com o tema “Escola Inclusiva: Acolhe, respeita constrói estratégias e transforma vidas”. Ela falou da alegria de poder compartilhar um pouco de seus conhecimentos sobre inclusão e acolhimento para os profissionais.

“Participar dessa Jornada é, para mim, um prazer imenso, pois passamos a tarde inteira construindo juntos estratégias para atender todos os alunos, principalmente os alunos com necessidades especiais. Nossa meta é poder estar oferecendo uma educação inclusiva, em que todos os alunos são importantes para a escola. Com certeza esse ano iremos saber acolher ainda mais e trabalhar o desenvolvimento integral de todos os alunos da nossa escola.”, pontuou.

Para finalizar o primeiro dia, a psicóloga Débora apresentou um breve resumo das ações desenvolvidas no ano de 2023 na Educação Municipal.

A secretária de Educação, Erasma Alves, falou sobre o intuito da Jornada. “O intuito dessa jornada para os professores é que eles obtenham mais conhecimento e entendam o ofício de ser professor, uma peça tão importante em nossa sociedade e em nosso município. Temos profissionais qualificados, e essa Jornada vem com esse objetivo, do despertar desses profissionais para suas capacidades e sobre o que é ser professor.”

O prefeito Júnior de Abel desejou um ano letivo próspero aos profissionais da educação. “Agradeço a todos vocês pelo que tem feito pela Educação em nosso município. Iniciaremos mais um ano de luta, meu último ano de mandato, e eu desejo que seja uma grande jornada para vocês professores, diretores, todos que fazem a educação. Aproveito também para pedir a cada um de vocês que se dediquem a educação. Peço encarecidamente a cada um de vocês que fazem parte da Educação de Curral Novo que se doem em prol da educação.”

Mais fotos:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURRAL NOVO