SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO | OUVIDORIA
Acessibilidade:

Transparência

PALESTRAS REFLEXIVAS SOBRE INCLUSÃO, CUIDAR E AMOR MARCAM 2º DIA DA JORNADA PEDAGÓGICA EM CURRAL NOVO DO PIAUÍ

Prefeitura - 15 de Fevereiro de 2024 - 23:21:11


...

Na quinta-feira, 08 de fevereiro, a Prefeitura de Curral Novo do Piauí, através da Secretaria Municipal de Educação, deu continuidade a I Jornada Pedagógica de 2024, voltada para os profissionais da Rede Municipal de Ensino.

A primeira Jornada deste ano, tem como tema norteador, a reflexão sobre a inclusão na educação e dentro das escolas municipais. “Ensinar, cuidar e avaliar : O papel da Escola na Garantia da Inclusão na Educação de Curral Novo do Piauí”.

O evento realizado no Auditório da Prefeitura Municipal, em seu segundo dia teve como objetivo cuidar e trazer como reflexão aos profissionais, sobre a saúde mental e o bem estar dos mesmos no âmbito escolar.

A primeira palestra foi conduzida pela psicóloga clínica Amanda Brito, e teve como temática “Saúde Mental e bem estar dos profissionais da Educação”. Durante a palestra, os profissionais puderam identificar suas limitações e foram incentivados ao autocuidado.

Amanda Brito, que já atuou no município de Curral Novo, durante 3 anos, voltou a cidade na jornada para compartilhar e construir experiências junto com os profissionais.

“A SEMEC que possui uma equipe muito articulada e preocupada com a saúde e o bem estar dos profissionais, organizou esse momento para que a gente pudesse treinar, ensinar, psicoeducar esses professores a respeito do autocuidado emocional, de identificação de suas próprias emoções, além de desenvolver algumas estratégias de autorregulação para que eles possam utilizar isso no ambiente de trabalho, em suas comunidades, suas famílias, e espero que tenha sido para eles, assim como foi pra mim, um momento muito prazeroso e de conhecimento”, enfatizou.

No período na tarde, aconteceu um momento com as profissionais da educação de Curral Novo do Piauí, a psicóloga Débora Lira e a assistente social, Raimunda Sepedro.

Débora e Raimunda, realizaram o Workshop com o tema “Valores Humanos”, e discorreram sobre o valor do amor, o sentimento estrutural para toda e qualquer relação social e que deve ser cultivado e multiplicado pelos professores dentro de sala de aula, e em seus convívios.

Durante o Workshop, as profissionais fizeram momentos de dinâmicas e externaram sobre teorias da psicologia e puderam levar os profissionais a reflexão sobre a empatia, o cuidado, o respeito e pela utilização dos valores humanos em todos os convívios.

Débora Lira, psicóloga, falou sobre a importância da temática ser pautada na Jornada Pedagógica. “Hoje trabalhamos com o Workshop voltado para os valores humanos, iniciando a fala sobre o amor, pois vimos a necessidade de trabalhar com esse tema, visto que, o desenvolvimento humano está ligado diretamente com os valores humanos e nota-se que, as famílias atuais precisam construir indivíduos que sejam transformadores e protagonistas de suas vidas. Trabalhar sobre o amor com os professores para que eles multipliquem para os alunos, é uma oportunidade de nós aperfeiçoarmos o amor que temos”, afirmou.

Raimunda Sepedro, Assistente Social, explicou sobre as metas para extensão desse tema durante o ano letivo. “Escolhemos esse tema para trabalharmos durante todo o ano letivo, pois nós sabemos que a maior função da escola é promover a cidadania e temos consciência de que estamos vivendo uma crise de valores, os valores humanos eles estão adormecidos, enfraquecidos, e a nossa intenção é que trabalhando com os professores da rede municipal de educação, eles possam ser multiplicadores dessa ideia. E, posteriormente estaremos trabalhando com famílias, alunos e com toda comunidade escolar, pois acreditamos que a educação, ela transforma vidas, e que somente através da educação nós poderemos mudar os quadros da realidade social em que vivemos”, destacou.

Após o Workshop, foram dados os informes e finalizada a I Jornada Pedagógica de 2024.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURRAL NOVO